As empresas estão agora mais conscientes da importância da sustentabilidade. De fato, algumas chegaram ao ponto de tornar a sustentabilidade parte de seus valores fundamentais. Isso não é sem razão.
A ideia por trás da sustentabilidade é que as gerações futuras possam usufruir dos mesmos recursos naturais e do meio ambiente que desfrutamos hoje.
Está bem claro que se não cuidarmos do meio ambiente, não haverá um para nossos filhos ou netos aproveitarem. É por isso que muitas empresas estão se esforçando para cuidar da Terra em suas operações diárias e práticas de negócios. Dessa maneira, a implementação de soluções como logística verde ou reversa têm sido fundamentais para empresas de diversos segmentos
A importância da logística verde e reversa é ajudar as empresas a reduzir seu impacto ambiental. Mas você sabe qual é a diferença entre elas? No artigo de hoje explicaremos tudo o que você precisa saber. Confira.
Leia também:
Qual é a diferença entre logística verde e reversa?
A logística verde é o processo de transporte de mercadorias até seu destino final de forma ecologicamente correta. O principal objetivo da logística verde é reduzir ou mesmo eliminar os efeitos negativos que o transporte pode ter no meio ambiente.
Por exemplo, se uma empresa enviar mercadorias por via aérea, precisará usar combustível e emitir CO2 na atmosfera. Também pode levar à poluição sonora, poluição da água e poluição do ar. Se uma empresa enviar mercadorias por mar, precisará usar combustível diesel, que também tem efeitos ambientais negativos.
A logística verde reduz esses efeitos negativos usando modos de transporte sustentáveis, como trens e veículos elétricos. Esse tipo de transporte não causa emissões de CO2 ou poluição sonora, e tem uma pegada de carbono muito menor do que outros modos de transporte.
A logística reversa, por sua vez, é o processo de gerenciamento do retorno de um produto a um fabricante ou varejista a partir do cliente. Sua importância se dá pelo fato de ajudar a reduzir custos para varejistas e fabricantes, diminuindo as devoluções de produtos. Também minimiza o desperdício de produtos que são devolvidos, além de proporcionar uma melhor experiência ao cliente.
Tanto a logística verde quanto a reversa são importantes porque ajudam as empresas a serem mais conscientes com o meio ambiente. Com a logística verde, você pode reduzir seu impacto ambiental utilizando práticas sustentáveis como reciclagem ou uso de veículos menos movidos a combustível para transporte. Com a logística reversa, você reutiliza produtos ou os devolve para reciclagem para que não acabem em aterros sanitários.
Como escolher a melhor solução para a cadeia de suprimentos da sua empresa?
A decisão entre logística verde e reversa é difícil. Cada um tem seu próprio conjunto de benefícios, que podem ser difíceis de comparar. No entanto, existem algumas maneiras de tornar essa escolha mais fácil.
Primeiro você deve observar como as necessidades da sua empresa se relacionam com os dois tipos de logística. Se você está procurando uma maneira de reduzir a quantidade de resíduos que a sua empresa produz, a logística verde pode ser melhor para você. A logística reversa pode ser melhor se a sua empresa precisar de um sistema mais completo para consertar ou reparar produtos que foram danificados ou quebrados durante o transporte.
Conheça a MeuChapa e sua plataforma tecnologócia para o seu processo logístico
Agora que você já sabe a diferença entre logística verde e reversa, é hora de começar a investir mais em plataformas que te ajudam a otimizar o seu processo logístico.
Nós, da MeuChapa, somos uma plataforma digital para serviços de carga e descarga que conecta profissionais cadastrados com esse serviço.
Acesse o nosso site, entenda mais sobre os serviços que prestamos e saiba como podemos ajudar a sua empresa!