Você sabe o que é tecnologia RFID e qual sua importância no setor de logística? Os principais objetivos dos empreendedores do setor de logística incluem tornar as operações mais eficientes e ágeis, o que resultará em rentabilidade. Por isso, os investimentos em inovação estimulam o desenvolvimento de novos equipamentos e metodologias de trabalho. Uma ferramenta em questão é chamada de tecnologia RFID.
Mas afinal, o que é RFID e qual é a sua importância no setor de logística? É o que explicaremos no artigo de hoje. Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre o assunto. Confira!

Leia:
O que é a tecnologia RFID?
Em inglês, a sigla quer dizer Radio Frequency Identification (identificação por Radiofrequência). São pequenos dispositivos que podem ser anexados a itens ou pessoas para permitir que sejam rastreados por dispositivos eletrônicos com ondas de rádio.
As etiquetas RFID também podem ser lidas remotamente por meio de ondas de rádio, o que permite que elas sejam lidas sem contato físico. Também para fins de segurança, rastreamento de estoque, logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos.
É frequentemente usada no setor de varejo para rastreamento de estoque. Também é usado em fábricas e armazéns para rastrear materiais. A tecnologia também pode ser utilizada por consumidores para fins de identificação, bem como sistemas de pagamento, como cartões de crédito sem contato.
Qual a importância da tecnologia RFID no setor de logística?
A tecnologia RFID está se tornando uma parte essencial da logística, pois ajuda no rastreamento de mercadorias, no gerenciamento de estoque e na melhoria da visibilidade da cadeia de suprimentos. Ele é usado no setor para rastrear mercadorias desde o momento em que são enviadas até chegarem ao destino final.
A tecnologia RFID permite que as empresas reduzam os custos de envio, mantenham os níveis de estoque e melhorem o atendimento ao cliente. As etiquetas RFID também são usadas em bens de consumo, como brinquedos e roupas para fins de segurança.

As etiquetas RFID podem ser encontradas em muitos itens, como:
- Produtos eletrônicos;
- Confecções;
- Bagagem;
- Mobiliário;
- Produtos alimentícios.
Em geral, o uso da tecnologia RFID traz uma série de benefícios para todos os processos logísticos. Alguns deles são:
- Fornece armazenamento, envio e revisão de dados em massa;
- Informa os varejistas sobre quais mercadorias estão em estoque;
- Garante um envio mais rápido;
- Proporciona maior e precisão nas informações de armazenamento;
- Reduz o trabalho manual, evitando erros e falhas;
- Facilita a localização dos itens durante o processo de busca;
- Promove maior eficiência no reabastecimento;
- Auxilia na prevenção de furtos e mercadorias falsificadas;
- Permite a redução de custos com retrabalho, otimizando a mão de obra e o uso do tempo.
A aplicação desta ferramenta no setor logístico tem crescido de forma exponencial devido ao fato de poder contribuir para a gestão de estoque. A tecnologia demonstrou fornecer uma vantagem competitiva na sustentabilidade dos negócios, facilitando o processo de rastreamento e coleta de dados do produto com o mínimo de esforço.
Com sua ampla funcionalidade e benefícios, o RFID pode ser facilmente implementado para empresas modernas, a fim de manter os custos baixos e evoluir seus negócios para a sustentabilidade.

Conheça a MeuChapa e sua plataforma tecnológica para o seu processo logístico
Ao contar com a MeuChapa, além de ter acesso aos melhores profissionais de carga e descarga, você também acompanhará todo o percurso do seu produto até o destino final. É mais praticidade para o seu dia a dia.
Com o uso da plataforma MeuChapa, o chapa, o caminhão e a carga passam a se encontrar no local certo, na hora certa, obtendo a máxima eficiência nessa operação. Maior segurança e controle para operações de cargas.