Você sabe o que é tecnologia RFID e qual sua importância no setor de logística? Os principais objetivos dos empreendedores do setor de logística incluem tornar as operações mais eficientes e ágeis, o que resultará em rentabilidade. Por isso, os investimentos em inovação estimulam o desenvolvimento de novos equipamentos e metodologias de trabalho. Uma ferramenta em questão é chamada de tecnologia RFID.

Mas afinal, o que é RFID e qual é a sua importância no setor de logística? É o que explicaremos no artigo de hoje. Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre o assunto. Confira!

Qual é a importância da tecnologia RFID no setor de logística?
Fonte: Freepik

Leia:

O que é a tecnologia RFID?

Em inglês, a sigla quer dizer Radio Frequency Identification (identificação por Radiofrequência). São pequenos dispositivos que podem ser anexados a itens ou pessoas para permitir que sejam rastreados por dispositivos eletrônicos com ondas de rádio.

As etiquetas RFID também podem ser lidas remotamente por meio de ondas de rádio, o que permite que elas sejam lidas sem contato físico. Também para fins de segurança, rastreamento de estoque, logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

É frequentemente usada no setor de varejo para rastreamento de estoque. Também é usado em fábricas e armazéns para rastrear materiais. A tecnologia também pode ser utilizada por consumidores para fins de identificação, bem como sistemas de pagamento, como cartões de crédito sem contato.

Qual a importância da tecnologia RFID no setor de logística?

A tecnologia RFID está se tornando uma parte essencial da logística, pois ajuda no rastreamento de mercadorias, no gerenciamento de estoque e na melhoria da visibilidade da cadeia de suprimentos. Ele é usado no setor para rastrear mercadorias desde o momento em que são enviadas até chegarem ao destino final.

A tecnologia RFID permite que as empresas reduzam os custos de envio, mantenham os níveis de estoque e melhorem o atendimento ao cliente. As etiquetas RFID também são usadas em bens de consumo, como brinquedos e roupas para fins de segurança.

Qual é a importância da tecnologia RFID no setor de logística? Saiba
Fonte: Freepik

As etiquetas RFID podem ser encontradas em muitos itens, como:

Em geral, o uso da tecnologia RFID traz uma série de benefícios para todos os processos logísticos. Alguns deles são:

A aplicação desta ferramenta no setor logístico tem crescido de forma exponencial devido ao fato de poder contribuir para a gestão de estoque. A tecnologia demonstrou fornecer uma vantagem competitiva na sustentabilidade dos negócios, facilitando o processo de rastreamento e coleta de dados do produto com o mínimo de esforço.

Com sua ampla funcionalidade e benefícios, o RFID pode ser facilmente implementado para empresas modernas, a fim de manter os custos baixos e evoluir seus negócios para a sustentabilidade.

Qual é a importância da tecnologia RFID no setor de logística? Descubra
Qual é a importância da tecnologia RFID no setor de logística?

Conheça a MeuChapa e sua plataforma tecnológica para o seu processo logístico

Ao contar com a MeuChapa, além de ter acesso aos melhores profissionais de carga e descarga, você também acompanhará todo o percurso do seu produto até o destino final. É mais praticidade para o seu dia a dia.

Com o uso da plataforma MeuChapa, o chapa, o caminhão e a carga passam a se encontrar no local certo, na hora certa, obtendo a máxima eficiência nessa operação. Maior segurança e controle para operações de cargas.

Dora